segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A definição do projeto...

Como disse anteriormente - me formei em engenharia... e parece que todo engenheiro vai pro céu: sabe tudo, entende de tudo, dá pitaco em tudo, não faz nada errado, é o mais inteligente...  converse com um engenheiro e você vai se certificar disso que estou escrevendo (grandes tolices). Pois bem, estudei bastante durante minha vida, além de engenharia fiz Direito, Análises de Sistemas, MBA em Marketing, especialização em Engenharia de Software e inúmeras certificações na área de TI (Tecnologia da Informação) e, depois de velho, aprendi que tudo na vida precisa de um bom planejamento.

Como sou um engenheiro que provavelmente não vai para o céu, procurei ajuda... Faço parte de uma comunidade no Orkut (Construção Amadora de Veleiros) e solicitei ajuda.

A intensão inicial é construir um velerio com aproximadamente 30 a 33 pés de comprimento. É o tamanho máximo ideal para navegação em solitário e, se tudo for devidamente planejado, caberá no orçamento.

Até o presente momento (09/2011) estou analisando 3 projetos:

HS-33 ou FC-33. Design argentino – HS Arquitectura Naval e Yacth Design. 





Rocket 28 Cruiser - projeto de José Medeiros Camargo Aranha











Windy 900







Enquanto o projeto não está definido, solicitei ajuda a outro amigo - esse já construtor de veleiros de longas datas, Roberto Costa Sousa - no sentido de que ele me indicasse qual ferramental será necessário nessa empreitada.

Vejam o que ele me respondeu...

"...Pensando em produzir o meramente indispensável, eu diria que você precisa uma serra circular, uma boa furadeira que possa fazer giro inverso, com controle de velocidade, para que sirva também de parafusadeira. Assim, você tem uma maquina que pode ser furadeira, parafusadeira e lixadeira de disco. 

Uma plaina (mínimo uma manual e desejável uma elétrica). Desejável também uma lixadeira orbital.

A melhor furadeira média (eletrônica) é METABO (alemã) porque o gatilho da aceleração é gradual, com suavidade e progressão (ideal como parafusadeira), é potente e durável. Para quebrar o galho, até uma Skill.

Lixadeira melhor a quadradinha (amarelinha) DeWaltt, muito robusta, durável e eficiente.

Serra circular de mão, também recomendo uma DeWaltt, mas pode ser uma Bosch.

Desejável uma serra tico-tico DeWaltt ou Bosch (não compre marca mequetrefe porque não vale o investimento pela pouca eficácia ao serrar.

Muitos grampos (sargentos), tem uns chineses muito bons e baratos.

Martelo, formão, e algumas ferramentas manuais.

Mas na medida do possível, certamente pode haver uma série de máquinas bastante úteis e desejáveis e isso vai depender de sua disponibilidade.

Normalmente a própria necessidade vai indicando o caminho é sempre melhor não comprar uma maquina porque é atraente, mas somente porque é necessária..."

Um comentário:

  1. Salve, bom dia. Tenho interesse no Rocket Super Cruisier 26. Pode fornecer contato do estaleiro?

    ResponderExcluir