quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Continuando com as Escoas

O processo está em andamento... pra colocar as escoas horizontais vou ter que utilizar parafusos convencionais e retirá-los após a cura da resina. Poderia colocar de aço inox e deixá-los definitivamente, mas internamente ficaria ruim porque eles vazariam internamente o costado estragando o acabamento. 



Este primeiro trecho é pra testar, verificar a retirada dos parafusos etc... se ficar legar continuo assim, se não funfar vou tentar um novo método.

Não funfou legal não...

Apesar de utilizar a furadeira, o parafuso lascava as escoas de pinus no momento do aperto.


Isso não compromete o trabalho porque foram apenas alguns e não todos... mas o trabalho não ficou bom, não me satisfiz...

Se você sabe fazer, ótimo... se não sabe ou se quer saber fazer melhor então converse com quem sabe.

Emílio Konrath, em viagem de férias com a esposa ao Rio Grande do Sul, passando por Arapiraca (AL), me deu o prazer da sua visita e tomamos muitas cervejas juntos. Entre umas e outras ele me ensinou uma técnica muito interessante. O gaúcho sabe das coisas... 


Vejam.

a) Fiz uns furos nas escoas, mais largos que a bitola do parafuso;
b) Comprei umas arruelas de ferro bem largas;
c) Fixei os parafusos com as arruelas.






A intenção do furo largo é fazer com que o parafuso não exerça pressão alguma na escoa durante o aperto... a arruela fará com que o parafuso puxe a escoa até o costado e o abrace.

O trabalho ficou rápido, limpo e muito eficiente.



Vou aguardar a cura da resina (48 horas) pra retirar os parafusos com as arruelas e ver o resultado final - pra fixação ficou perfeito.

A fila tá andando no costado de BB...











terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Tratando as juntas...

Nunca é pouco lembrar que um dos motivos pelos quais resolvi montar esse blog é deixar registrado tudo que entendi de importante durante a construção... Minha experiência antes era zero, agora sei um pouco mais mas ainda me considero um Zé Ruela. Portanto, se estou fazendo algo inadequado gostaria de ouvir a experiência de outros.

Utilizei parafusos de aço pra montar as chapas do costado, nas juntas de topo. Após a secagem os parafusos ficaram assim...



Durante a montagem das trincanizes e escoas, o que sobrava da resina (colagem) fui revestindo esses parafusos com o intuito de impregnar o máximo possível a cavidade e o fixar o parafuso evitando que ele viesse a soltar por algum motivo e eis o resultado...






Preciso ressaltar que até aqui não utilizei engrossantes (aerosil e/ou talco). O revendedor da resina me informou que não é aconselhável utilizar qualquer produto que não seja o endurecedor e cola, durante as colagens... na impregnação, na laminação ou no acabamento não haveria problema, mas durante a colagem não era aconselhável e assim estou procedendo. Por este motivo a cola espalha um pouco, fica um aspecto de lambança. A intenção aqui é apenas impregnar os orifícios e as juntas.

Após a cura da resina, lixei e ficou assim...



As juntas estão bem impregnadas, agora é colar o reforço da junta.



Esse trabalho demorará um pouco porque são muitas escoas para serem coladas e não é possível fazer tudo de uma vez, até porque chove muito - muita umidade.



sábado, 21 de fevereiro de 2015

Trincanizes e Escoas intermediárias

Meu estoque de cedro (maciço) acabou, nem tanto porque tenha planejado a menos mas porque refuguei muita coisa. Houve algum tipo de sinal de que a madeira teve bicho e eu refuguei... infelizmente só fui percebendo isso nos momentos das montagens e quando me dei conta a perda foi grande e faltou.


Se puder ser observado na foto, pode-se ver que o bicho que ali esteve em um determinado momento e não existe mais porque não há vestígios de farelos de madeira - mesmo assim refuguei tudo. Sei perfeitamente o estrago que bichos podem causar em madeiras.

Enfim, os sarrafos de cedro acabaram e eu mantive contato com Luis Gouveia pra saber se poderia utilizar pinus pra fazer os trincanizes e escoas intermediários dos costados. Ele me respondeu que poderia desde que não houvessem bichos e que a impregnação fosse bem feita - coisas que eu tenho tido muita preocupação.

Comprei tábuas de pinus secadas em estufa a R$ 20,00 a peça com 300 X 30 X 20

A função deste "costado intermediário" pouco tem de estrutural, obviamente que qualquer peça colocada aí reforçará a estrutura mas basicamente ele fará:

a) Após receber uma camada de folhas de isopor de 20mm de espessura, criará isolamento termo-acústico;

b) Evitará que por algum pequeno acidente o barco encha de água;

c) Servirá também para melhorar a forma arredondada do costado, evitando os cantos nas emendas das chapas.  

Iniciei a colagem das trincanizes e, já me precavendo do afagamento (chanfro) no momento da colocação do casco intermediário, coloquei-as com 50mm de largura ao invés dos 40mm recomendados pelo projeto - que ao final deverá ficar com os 40mm.



E haja grampo...


Trincanizes de BB prontos...




Chove um pouco e resolvi colocar uma cortina lateral que já foi comprada junto com as tendas...


Agora é esperar dois dias pra secagem ficar perfeita e poder reutilizar os grampos...






quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Alguns detalhes...

Estou utilizando parafusos de aço inox para fixação das chapas nos vaus...


Nas emendas também...


Faço esses comentários porque o roteiro de construção, elaborado no idioma português, não sugere que seja feito desta forma, diferentemente do roteiro elaborado no idioma inglês, veja a figura abaixo.


Ambos os costados (BB e BE) já estão com as primeiras chapas coladas...



Próximos passos:

a) Fixação dos reforços;
b) Fixação das escoas e trincanizes intermediárias.





sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Iniciando o Costado...

Esse tá sendo bem fácil, o grau de dificuldade é quase zero, há a necessidade de um ajudante... até a próxima semana concluo dos dois bordos...















Hoje, sábado de carnaval, ele está assim...





A plataforma de popa está reta porque não decidi ainda qual a angulação que darei... provavelmente reforçarei um pouco esta área e a deixarei reta.

Até segunda porque ninguém é de ferro e as netas já estão chamando pra ir pra Maceió curtir praia, piscina, pipoca, etc.