terça-feira, 28 de abril de 2015

Capa da Roda de Proa...

Recebi o fuzil do estai de proa, presente do meu irmão Pablo...



Darei um acabamento (polimento) no momento oportuno.

Montei e iniciei a colagem...





Fiz o recorte na roda de proa...



Agora me deparei com um dilema.

Pelo projeto, o fuzil deve ser fixado com parafusos de rosca soberba e deve-se deixar a cava dos respectivos parafusos na capa da roda de proa. 

Essas cavas facilitarão uma futura troca - por sinal inevitável, uma vez que nada dura para sempre, existe a fadiga do material - deste fuzil. Porém, esse processo me parece muito fácil de ser executado no projeto, na prática isso será muito complicado para ser feito... ainda mais se este barco for vendido e o futuro comprador tiver que fazer essa troca.

Vejam os desenhos abaixo.



Ambos deveriam representar a mesma seção (mas não é), sendo o superior apresentado na prancha denominada "S11 - PROA" e o inferior apresentado na prancha denominada "S9 - FERRAGENS ESPECIAIS". Como a confecção da peça foi feita seguindo os dados da prancha inferior (S9), pode-se observar que os 3 primeiros parafusos de fixação do fuzil ficam por dentro do gurupés e sua troca implicará no desmonte deste. 

Pensei bastante, analisei as possibilidades e entendi que é mais racional deixar esse fuzil fixo, uma possível troca futura implicará em desmanchar muita coisa, independentemente de manter a originalidade do projeto ou não.

Como não tenho condição de efetuar uma boa fixação se a capa de proa for colada inteiriça, farei a colagem na roda de proa por partes. Iniciando pelas duas chapas de 10 mm mais largas.

1a. camada...


2a. camada...


3a. camada...


Tratei os furos deixados pelos parafusos de fixação exatamente da mesma forma que os demais furos e fiz um acabamento com a massa epóxi (resina+talco industrial)...


Concluído o shape verifiquei que a peça não ficou aprumada...



Constatei uma diferença de 1 cm e vou cortar... a face também ficou um pouco desviada para BB que será corrigida no acerto do prumo... Fiz essas conferências porque sabia, desde o momento da montagem da roda de proa, que haveria algo a ser ajustado - impossível montar-se umas peças dessas (roda + capa), sem muitas referências, e dar tudo certo.

Problemas corrigidos, ficou perfeito...


Aproveitei de impregnei com resina...



Perfeito...


Nota explicativa:

Após a confecção da peça, enviei email para o Cabinho que me informou que esta planta (S9) sofreria uma revisão e que eu considerasse como correta a prancha S11. Enfim, no momento em que estive trabalhando considerei como correta a prancha S9 que era a que continha as medidas do fuzil.

Cabe sempre a observação de que tudo tem que ser conferido constantemente.









terça-feira, 21 de abril de 2015

Algo mais sobre a Popa...

Já havia mencionado em post anterior que tinha dúvidas de como seria o corte do costado na região da popa.

O projeto é assim, bem inclinado, quase 45 graus...


Mas barcos com proas e popas lançadas não me encantam, talvez por isso tenha escolhido o POP25 para construir.

Pois bem, fui deixando pro final, deixando... deixando... ainda não estou decidido em manter a originalidade mas não tenho mais tempo, resolvi dar uma pequena inclinada e ficou assim...



Num barco pequeno, como é o POP-25, essas áreas precisam ser muito valorizadas porque é aí que a gente vai passar a maior parte do tempo... Minha ideia é criar um pequeno compartimento, nestas laterias, onde possa acoplar uma ducha para banhos e porta-varas de pesca... coisa pequena, mas funcional. 


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tratando dos furos

O sistema de fixação com parafusos e arruelas deixa furinhos (2 a 3 mm de diâmetro) após retirados.


Não sei se há necessidade ou não mas farei um tratamento nesses furos antes da laminação. Se fossem 10 ou 20 não perderia meu tempo mas, pra se ter uma ideia, só no painel de BB são mais de 500 (quinhentos) portanto - mãos a obra.

Removerei o pó que acumulou dentro deles, deixarei bem limpos e colocarei resina para impregnação.

Utilizei uma chave philips bem pequena pra remover o pó.



A seguir soprei com o bico de ar.


Assim que todos estiverem limpos colocarei uma gotinha de resina em cada um... um trabalho danado, mas achei necessário.

Utilizei um seringa de 20 ml para colocar o máximo de resina no furinho... é preciso salientar que a intenção aqui é impregnar o máximo possível o furo, não tapá-lo. 



Depois de impregná-lo farei uma massa com aerosil e/ou talco e taparei os furos... se fizesse isso, antes da resina pura, a massa não atingiria o fundo do furo e não impregnaria corretamente.

Vejam como está...






A seguir colocarei a massa (resina+aerosil), taparei os furos e lixarei.

BB...


E BE...





Agora é só lixar...


Operação "tapa-buraco" concluída e o resultado final ficou bom. Nesse último painel foram 48 furos...


Vamos pra frente por que atrás vem gente...











quarta-feira, 15 de abril de 2015

Concluindo a popa e os mancais dos eixos dos lemes.

Enquanto o fuzil do estai de proa não fica pronto vou cuidando da popa.

Fixei o primeiro painel no espelho da plataforma de popa...



Também estou fechando os mancais dos eixos dos lemes e aqui quero fazer uma observação: Estou preenchendo o conteúdo interno - o espaço entre o tubo de pvc e a caixa de madeira - com resina de laminação. O projeto não faz qualquer menção a isso mas como esta área ficará sempre molhada, resolvi preencher com resina, acabando assim com qualquer possibilidade da água infiltrar na madeira.

Coloquei fitas adesivas na parte inferior do mancal pra evitar que a resina saísse...



E derramei a resina pela parte superior...


Fui fazendo isso em pequenas quantidades, por dois motivos:

a) Pra que a resina - que seca muito rápido - tivesse tempo de preencher todos os espaços vazios dentro da caixa de madeira;
b) Aqui ou ali ela super-aquece (fora do normal) e derrete o recipiente plástico, não sei explicar o motivo... o medo não que esta temperatura possa incendiar a madeira, mas derreter e/ou empenar o tubo de PVC, o que tornaria inútil toda peça.

Completo (BB)...


A primeira dosagem deve ser bem pequena pra que as brechas sejam preenchidas com a mínima perda possível de resina, as próximas dosagens devem ser maiores (utilizei dosagens de 300 ml).







sábado, 4 de abril de 2015

Fechando o casco intermediário...

Depois de vários dias sem postar nada, apenas trabalhando nos detalhes pré-fechamento do cascos intermediários (BB e BE), iniciei os trabalhos e volto a postar.

Dificuldade zero... sempre utilizando os parafusos com arruelas, bastante eficientes.


A impregnação e a fixação ficaram muito boas (vistas internas do barco)...



Esses excessos serão removidos quando o barco for desemborcado, poderia ter me preocupado com a limpeza durante o processo de colagem, mas quando se trabalha sozinho fica difícil. Esse processo implica em uma série de pequenas coisas (lixar, soprar, preparar a cola, colar, parafusar, limpar o material antes da cura, etc).






Segunda chapa de BB...


BB pronto...




Agora é bolear as quinas...