sexta-feira, 15 de abril de 2016

Construindo a carreta de encalhe...

Minha intenção é mantê-lo sempre no seco após a construção, por dois motivos: a) Não estou morando próximo ao mar; b) Pretendo deixar esse barco em Salvador e como só poderei visitá-lo em períodos não muito regulares é mais prudente que ele fique no seco, docado, e só vá pra água nos períodos em que for utilizá-lo (férias de verão).

Por outro lado, concluída a laminação, terei a necessidade de colocar o barco em outro local... o inverno vai começar e não quero ficar parado olhando o tempo melhorar.

Assim sendo, surgiu a necessidade urgente de fazer uma carreta de encalhe e esta começará pelo berço. Essa decisão foi bastante amadurecida e o projeto, embora esteja na minha cabeça, foi bem planejado.

Parece óbvio mas é bom dizer que essa carreta não está sendo construída por mim. Meu vizinho, Sr Manoel, mecânico que trabalha com carrocerias de carretas, um sujeito muito inteligente e criterioso, está construindo-a. Além disso, por sua experiência, sugeriu todos os materiais a serem utilizados (perfis, cubos de roda, tipo de solda, etc).

A ideia é fazê-la em duas etapas: 

Etapa 1

A primeira etapa, como ainda não tem as quilhas, será baixinha, rente ao chão. E conterá os eixos um lastro e sete berços que ficarão alinhadas com as anteparas.

O lastro terá as seguintes medidas - 4,20 m X 1,20 m e será composta de sete costelas, espaçadas de 0,70 m cada uma.










A segunda etapa será construída no momento oportuno e obedecerá medidas específicas. Neste exato momento não me preocuparei muito com ela.