segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Alteração no Projeto (Parte II)

Outra alteração importante foi criar compartimentos na popa para guardar materiais de atracação (defensas, cabos, boias, etc) no(s) local(is) onde seria(m) o(s) armário(s) do(s) Beliche(s) (BE e BB). o projeto original não contempla nenhum espaço para este fim. Veja o projeto original abaixo...


Dividi ao meio estes compartimentos... parte continuarão sendo armários, parte serão paióis para materiais de atracação. Veja abaixo...


Os paióis terão acesso pelo deck e os armários continuarão com seu acesso pelos beliches...

Inicialmente impregnei todo compartimento da popa, entre as sessões 9 e 10, fazer esse trabalho com as divisórias já instaladas é bastante complicado...




Apliquei a resina com espátulas feitas de pedaços de fórmica. A intenção é utilizar as sobras de materiais da marcenaria.

Cortei, impregnei e fixei as divisórias do deck...


Preenchi o compartimento abaixo do novo paiol com espuma de poliuretano. Aqui cabe uma observação: A aplicação em locais menos compactos gera maior expansão e consequente economia. Este compartimento consumiu 6 frascos (500 ml) de espuma para um volume de aproximadamente 60 litros.



Colei o fundo do paiol...



E inseri a divisória do paiol/armário. Parte (50%) será o armário para o beliche e parte (50%) será paiol para material de atracação.






Coloquei baterias pra fixar melhor, uma vez que a espuma ao expandir empurrará o fundo para cima...

Os locais de acesso já estão definidos (armário e paiol)


Mais adiante, quando o deck estiver totalmente concluído, definirei como serão os acessos (portas).

Continuarei a construção do deck.

Vamos em frente, mãos a obra...

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Alteração no Projeto (Parte I)

Resolvi fazer algumas alterações no projeto (a primeira delas, ainda não definitiva, foi deixar a plataforma de popa menos inclinada).




Quero deixar claro que informei ao Cabinho (projetista) que iria fazê-las, as quais não foram bem aceitas. Na visão dele elas alterarão o flutuabilidade do barco. Ainda, segundo ele, alta flutuabilidade é característica fundamental em barcos de regata e o POP-25 (barco de cruzeiro) a incorporou criando vários compartimentos estanques.

Levei em consideração estes aspectos mas, como poderá ser constatado durante as imagens deste post, é difícil entender que um barco de cruzeiro possua tantos espaços estanques e não tenha tantos espaços para guarda de objetos úteis em cruzeiros. Vejam...

Compartimento estanque à ré do compartimento do motor...


Já está decidido que meu barco não terá motor de centro, com o tempo entendi que barcos pequenos (até 25 pés) não precisam de motores de centro... por mais eficientes que sejam, sempre produzem ruídos, cheiros de combustíveis, etc que se tornam muito inconvenientes por conta do pouco espaço. 

Assim sendo, existe um compartimento localizado à ré do espaço destinado ao motor que seria ocupado em parte pelo eixo do motor e preenchido com espuma de poliuretano, proporcionando um ambiente bastante estanque, que transformarei em um porta-trecos (celular, carteira, objetos pessoais, etc) para os beliches de BB e BE...






Montei um pequeno gabarito pra ter ideia de como ficaria...


Abri um acesso em cada lado do compartimento (BB e BE).




Depois criei uma divisória, cabendo uma metade a cada um dos beliches (BB e BE).





A seguir coloquei um fundo. Este porta-treco não será muito profundo... Abaixo deste fundo impregnei bastante e colocarei a espuma de poliuretano definida pelo projeto ...





Para preencher este espaço de aproximadamente 690mm X 220mm X 600mm = 91,08 litros, utilizei 10 frascos de 480 gramas (500 ml) de espuma de poliuretano (CASCOLAR) ... Cálculos aproximados indicam que o volume a ser aplicado é de 5% do volume total...

Lastros...

Resolvi colocar uns lastros para reforçar o deck... achei (puro achômetro) que a peça de cedro (SESSÃO 09 do projeto original) estava muito mole. Esse acréscimo no peso não representará mais que 3kg na estrutura geral.






Fato: Alterações em projeto sempre atrasam um pouco, mas valem a pena...




quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Trabalhando no Convés (Parte 3)

E os trabalhos continuam na Etapa 03...




O gurupés está quase pronto... os restos de resina que vão sobrando estou preenchendo esse pequeno espaço...






Colando o convés...



Trabalhando nos beliches de popa. Não tive como construir o convés, nesta região da popa, sem montar os beliches.




Agora tenho dois ajudantes em tempo integral e minha previsão é que em 60 dias toda parte de marcenaria esteja concluída, restando acabamento, mastreação e metais.





segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Passando a régua (Parte IV)

Como é de costume, sempre que existe um acréscimo substancial nos custos, publico uma planilha financeira...

O aumento significativo se deu por conta da confecção da carreta de encalhe. Pretendo deixá-lo no seco, assim sendo, resolvi fazer um equipamento definitivo e de boa qualidade... Cabe salientar que poderia ter feito 2 ou 3 cavaletes bem robustos, utilizá-los como berço temporário e o custo destes seriam mínimos. 


Resumo:

Pago      : 41.123,92
Em Aberto :      0,00
Total     : 41.132,92


sábado, 3 de setembro de 2016

Montando o Convés (Parte 2)

Continuando os trabalhos, colando a primeira chapa de 6 mm...




Fixando o Gurupés...




Com a ajuda de um cordão, alinhei o gurupés à linha de roda proa/popa.

Montando provisoriamente a plataforma de popa...





Essa montagem é provisória porque farei algumas alterações...  

Precisei montá-la porque ficar entrando constantemente no barco sem ela fica ruim, mas como fiz opção por colocar um motor de popa terei que alterá-la pra atender às minhas necessidades... posteriormente dedicarei um post exclusivo sobre ela.